Furação Ophelia esperado a 155 quilómetros de Santa Maria ao fim do dia já em categoria 1

tempestade furacaoO centro do furacão Ophelia deverá estar às 18:00 de hoje (mais uma hora em Lisboa) a 155 quilómetros de Santa Maria, nos Açores, mas já em categoria 1, anunciou Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, às 21:00 de sexta-feira, o centro do ciclone Ophelia, ainda em categoria 2, localizava-se a 776 quilómetros a sudoeste da ilha de Santa Maria.

O comunicado adianta que o ciclone, designação meteorológica que engloba tempestades tropicais e furacões de categorias 1 a 5, “está a deslocar-se para este/nordeste a 20 quilómetros/hora em direção ao arquipélago”, sendo esperado que nas próximas seis horas perca alguma intensidade, baixando de novo para categoria 1.

“Prevê-se que, às 18:00, o centro do furacão Ophelia se encontre a cerca de 155 quilómetros a sul da ilha de Santa Maria, continuando o seu deslocamento para nordeste”, informa o comunicado, disponível na página do Facebook da delegação regional dos Açores do IPMA.

De acordo com o IPMA, “existe uma probabilidade de o ciclone condicionar o estado do tempo no grupo oriental”, ilhas de Santa Maria e de São Miguel, com vento médio igual ou superior a 65 quilómetros/hora a partir das 12:00.

“Para Santa Maria esta probabilidade varia entre 50 a 70% e para São Miguel entre 20 a 30%”, refere ainda o IPMA.

Nestas condições, prevê-se que, a partir daquela hora, “ocorra um agravamento do estado do tempo, com precipitação forte (superior a 40 milímetros acumulados em uma hora) e acompanhada de trovoada, vento com rajadas que em São Miguel podem chegar aos 100 quilómetros/hora e em Santa Maria poderão ultrapassar os 100 quilómetros/hora”.

Já as ondas nestas ilhas podem atingir os seis metros de altura significativa.

Para o grupo central do arquipélago dos Açores — Faial, Pico, São Jorge, Terceira e Graciosa — é de esperar “uma intensificação da superfície frontal fria que poderá provocar precipitação forte”, também superior a 40 milímetros acumulados em uma hora, podendo ser acompanhada de trovoada.

O IPMA colocou, entretanto, as sete ilhas dos grupos oriental e central sob aviso vermelho devido à possibilidade de chuva forte.

Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho vigora entre as 18:00 e as 24:00. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a partir das 12:00.

Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento e amarelo para agitação marítima e trovoada.

No grupo central, o aviso vermelho vigora entre as 12:00 e as 18:00 para chuva forte, mas antes vai estar sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo, o terceiro de uma escala de quatro, revela situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here