O presidente da JSD/Açores marcou ontem presença numa tertúlia, realizada na ilha de São Jorge, onde se debateu o futuro dos jovens daquela ilha. O empreendedorismo e a criação de medidas para a fixação de jovens em São Jorge foram o mote do encontro, “que teve várias intervenções, e marcou o início de um conjunto de iniciativas, a repetir em outras ilhas do arquipélago, para que os jovens possam contribuir com ideias benéficas para o futuro dos Açores”, disse Cláudio Almeida.
O evento, que contou com a presença do deputado social-democrata eleito por São Jorge, António Pedroso, bem como do antigo parlamentar e dirigente partidário Mark Marques, viu salientado o facto de que “São Jorge perdeu, nos últimos 10 anos, cerca de mil habitantes, pelo que se sente a necessidade de outros contributos para que os mais novos, depois de irem estudar para o continente, possam ter condições de regressar à sua terra, e fazer parte do fomento de riqueza para a Região”, disse o jovem social-democrata.
Já esta manhã, Cláudio Almeida visitou algumas empresas no concelho das Velas, confirmando exemplos “de jovens empreendedores, que souberam valorizar o seu trabalho, e aos quais têm de ser dadas condições para prosseguir. O líder da JSD nos Açores, avançou que, “para lá vários dos programas de incentivo para a criação de empresas, e que apoiam os jovens empresários, como o SIDER e o empreende Jovem, é importante criar condições para que as empresas superem o primeiro ano de atividade, isto face às dificuldades da conjuntura económica atual”, explicou.
“E é nas ilhas de menor dimensão que os nossos empresários sentem mais os efeitos da crise”, disse também Cláudio Almeida, lembrando que “a faceta empreendedora dos nossos jovens deve ser valorizada, e deve ser vista como uma forma de combater os atuais níveis de desemprego, cujos números preocupantes apontam 40% de desempregados jovens nos Açores”, concluiu.