Após algumas noticias que davam conta da preocupação dos lavradores da ilha Terceira, sobre a eventual falte de água durante o Verão, o secretário regional da Agricultura e Florestas garante que o abastecimento de água à lavoura da Terceira está assegurado mesmo que essa ruptura se verifique.
Noé Rodrigues admitiu que os actuais níveis dos reservatórios e caudais estão baixos para a época do ano, tal como aconteceu no ano passado, mas explicou que, caso a situação se mantenha, será feito o transporte de água dos reservatórios onde ela exista para as zonas carenciadas.
Essa foi a solução encontrada no Verão de 2008 e garantiu o abastecimento a todas as explorações, utilizando uma frota de autotanques, referiu, indicando que este ano a captação de água será reforçada com mais dois furos, o que deverá diminuir as carências.
O governante acrescentou que, na anterior legislatura, o Governo Regional investiu nas redes de captação armazenagem e distribuição de água para a lavoura, na Terceira, mais de seis milhões de euros.
Noé Rodrigues apelou, por outro lado, aos lavradores no sentido de aproveitarem os ramais colocados nas explorações, requerendo a instalação de contadores, de forma a facilitar o acesso à água e a prevenir abusos, já registados, por parte de entidades estranhas à lavoura.