O Secretário Regional da Agricultura e Ambiente destacou hoje, na Horta, que a terceira edição do Concurso Escolar A água que nos une, promovida em associação com o Geoparque Açores e em “estreita parceria” com a Comissão Nacional da UNESCO, contará, pela primeira vez, com a colaboração das autarquias das ilhas classificadas como Reserva da Biosfera e da ilha de S. Jorge, em fase de candidatura a este galardão.
Luís Neto Viveiros, que falava na apresentação desta iniciativa, salientou que o tema escolhido para este ano É o solo que sustenta a vida “contribui para as comemorações do Ano Internacional dos Solos, proclamado pelas Nações Unidas para 2015”, acrescentando que pode concorrer “qualquer estabelecimento de ensino da rede pública e privada dos Açores”.
Na edição regional deste concurso são ainda propostos dois subtemas, nomeadamente Geoparques e Reservas da Biosfera, tendo em vista promover um melhor conhecimento do Geoparque Açores e das Reservas da Biosfera, assim como do “seu papel no desenvolvimento sustentável da sociedade açoriana”, afirmou o Secretário Regional.
O titular da pasta do Ambiente salientou ainda “o envolvimento dos alunos e professores na criação de material de comunicação originais – cartazes e vídeos – que venham a ser utilizados pelas comunidades escolares como instrumento cívico para debate e reflexão acerca da importância dos solos”.
O solo é um recurso natural fundamental para a existência e sobrevivência dos diferentes seres vivos no planeta, muitos deles dependentes do solo de uma forma direta, como as espécies vegetais, e outros de uma forma indireta, como os seres humanos.