O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e seu sucessor, Barack Obama, tiveram nesta segunda-feira uma reunião privada na Casa Branca, que se prolongou por cerca de uma hora. Nem Bush nem Obama fizeram declarações à imprensa sobre o encontro privado.
O casal Obama deixou a Casa Branca numa limusine negra rumo ao mesmo aeroporto aonde chegaram de manhã. O presidente em fim de mandato e o seu sucessor reuniram-se na Sala Oval da Casa Branca, local em que dentro de alguns meses Obama tomará importantes decisões nacionais e internacionais. O presidente eleito já esteve algumas vezes na Casa Branca, mas esta foi a primeira vez que visitou a Sala Oval.
O conteúdo da conversa é privado, embora Bush tenha antecipado na semana passada que falaria com Obama sobre a crise económica, as tropas americanas no Iraque e no Afeganistão e a cúpula financeira do G20, realizada no sábado na capital americana.
Os dois «tiveram uma longa conversa», que George W. Bush «qualificou de boa, construtiva, descontraída e amistosa», relatou a porta-voz Dana Perino, acrescentando: «Eles falaram tanto de questões internas como internacionais mas, como se tratava de um encontro de carácter privado, a Casa Branca não irá dar pormenores».
Bush levou Obama a visitar os seus futuros domínios, o gabinete do presidente, o quarto de Lincoln e os quartos que poderão ocupar as duas filhas do casal Obama, disse Perino.
Laura Bush, por sua vez, levou Michelle Obama para uma visita geral às instalações.
In Iol Diário