O PSD/Açores considerou hoje que os planos do governo regional para a prevenção da toxicodependência “não têm tido resultados positivos”, apesar do consumo e o tráfico de drogas no arquipélago ser “cada vez maior”.
“Lamentavelmente, os planos e programas de prevenção existentes, que parecem não passar do papel, não têm tido resultados positivos. Os responsáveis pela sua concretização têm-se ficado pela ponta do iceberg, parecendo não dar importância às notícias de que o consumo e o tráfico de drogas nos Açores é cada vez maior”, afirmou o deputado social-democrata Cláudio Almeida, na Assembleia Legislativa dos Açores, durante o debate das propostas de Plano e Orçamento para 2009.
O parlamentar do PSD/Açores deu como exemplos do problema as “grandes quantidades [de droga] apreendidas pelas polícias, o cada vez maior número de jovens detidos por crimes de tráfico e o elevado número de doentes toxicodependentes a receber tratamentos nas casas de saúde e clínicas especializadas”.
O deputado social-democrata acrescentou que este “gravíssimo problema já criou raízes nas nossas comunidades”, existindo “pais e mães desesperados sem saber a quem recorrer e sem uma orientação que os ajude”.
“Não há informação disponível, nem organismo do governo que os ajude”, salientou.