A medida, aprovada numa reunião do Conselho do Governo realizada terça-feira à noite em Santa Cruz das Flores, isenta todos os passageiros em trânsito das taxas de serviços e de segurança.
Esta decisão visa reduzir os custos das acessibilidades, mas também melhorar a competitividade da região como destino turístico.
O governo açoriano decidiu ainda alargar até ao passado dia 31 de Outubro o prazo para a emissão de facturas para efeitos de candidatura à Linha de Crédito Açores Empresas, que permite às empresas recorrerem ao crédito bancário em condições vantajosas para liquidarem débitos a outras empresas.
Na sua versão inicial, a Linha de Crédito Açores Empresas, que encerra a 19 de Dezembro, previa apoiar a liquidação de dívidas suportadas documentalmente e emitidas até Maio de 2009.
Por outro lado, decidiu aumentar para um limite máximo de 173 milhões de euros a Linha de Apoio à Reestruturação da Dívida Bancária, atendendo à elevada procura que esta medida registou entre as empresas do arquipélago.
Entre as medidas aprovadas nesta reunião está também a adjudicação da primeira fase do Parque de Exposições da Ilha Terceira, orçada em cerca de quatro milhões de euros.
No quadro do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional dos Açores (SIDER) foi decidido comparticipar com um milhão de euros a instalação de um estabelecimento de ensino privado para 350 alunos em S. Miguel.
Relativamente à ilha das Flores, entre outras medidas, o governo regional decidiu aprovar 34 projectos, no valor de 50 mil euros, para apoiar cidadãos deficientes e atribuir 250 mil euros aos bombeiros de Santa Cruz para obras de remodelação e ampliação do quartel.
Foi ainda decidido atribuir 70 mil euros para a conclusão da segunda fase das obras de remodelação do Centro de Saúde de Santa Cruz, que passará a dispor de um serviço de hidroterapia, uma sala de autópsias e outra para medicina hiperbárica.
Nesta reunião, entre outras medidas, o executivo açoriano decidiu ainda iniciar o processo de requalificação da rede pública de conservação de pescado na ilha das Flores, nomeadamente câmaras de refrigeração, congelação e equipamento de produção de gelo.
Lusa