O secretário regional da Saúde, Miguel Correia, anunciou hoje a admissão este ano de novos enfermeiros nos Açores, mas não especificou quantos profissionais serão contratados, salientando apenas que a medida decorre das poupanças conseguidas no setor.
“Este ano vamos voltar a admitir enfermeiros pela redução de horas extraordinárias nos hospitais e continuaremos também com o programa Estagiar L, único a nível nacional de apoio à integração de jovens licenciados no mercado laboral”, afirmou Miguel Correia na cerimónia comemorativa do 53.º aniversário da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada.
O secretário regional salientou que estas contratações “são possíveis graças às soluções implementadas ao nível da poupança e dos novos recursos e equipamentos, que permitem criar janelas de oportunidade para novos postos de trabalho”.
Miguel Correia considerou que o setor da enfermagem nos Açores tem “um quadro de recursos consolidado”, com trabalho afirmado em várias áreas da prestação de cuidados que se deve à boa formação académica dos enfermeiros, mas também à proximidade da instituições de saúde e comunidades.
Na intervenção que proferiu na cerimónia, anunciou ainda “a requalificação de equipas de cuidados domiciliários”, acrescentando que esta medida permitirá criar 10 equipas móveis de cuidados continuados com enfermeiros com formação em cuidados continuados e paliativos, que disponibilizarão apoio diário domiciliário a mais de uma centena de doentes.
Por seu lado, Maria José Bicudo, presidente do Conselho Técnico Científico da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, recordou que este estabelecimento de ensino, criado em 1959, já formou 2.183 enfermeiros.
Atualmente frequentam o curso de licenciatura em Enfermagem 186 estudantes, além de 14 na pós-graduação em Supervisão Clínica em Enfermagem, 11 no curso de pós-licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia e 41 no curso de pós-licenciatura de especialização em Enfermagem Comunitária.
Lusa