O anúncio foi feito pelo vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, na abertura do debate parlamentar do orçamento e plano anual de investimentos para a região para 2013, que decorre no plenário da Assembleia Legislativa regional, na cidade da Horta.
Nesta intervenção, Ávila fez, perante os deputados da região, a defesa dos documentos que estarão em debate e votação esta semana: o orçamento e o plano anual para 2013 e as orientações de médio prazo, para a legislatura.
“No âmbito da despesa, destaca-se o esforço de contenção das despesas de funcionamento, prosseguindo a redução na aquisição de bens e serviços correntes e de capital, na diminuição de outras despesas correntes e na redução dos encargos financeiros com a dívida pública e da poupança superior a quatro milhões de euros em relação a 2010, em resultado da redução de mais de 20% dos cargos de chefia da Administração Pública Regional que irá ocorrer este ano”, afirmou.
Num outro momento do debate, já durante a tarde, e em resposta a uma questão do deputado do CDS-PP Artur Lima, Sérgio Ávila acrescentou que em causa está a extinção de 78 lugares de chefia “nas orgânicas da administração regional”, incluindo um subdiretor regional e seis direções regionais, como já decorre da nova estrutura do Governo, que tomou posse em novembro.
Sérgio Ávila assegurou que o Governo dos Açores aprovará ainda este mês essas alterações que eliminarão os 78 cargos de chefia, garantindo que é possível “fazer mais com menos”.
Por outro lado, garantiu que não haverá despedimentos na administração regional.
Lusa