Com esse objectivo, Vasco Cordeiro anunciou também que, a partir de hoje, o destino turístico Açores passa a estar presente no circuito de comercialização da Thomas Cook, a segunda maior rede de distribuição alemã.
“O tempo presente exige, mais do que nunca, muito trabalho, inovação, exigência e rigor”, frisou, numa referência ao impacto da crise económica na actividade económica regional, nomeadamente no sector do turismo.
Nesse sentido, salientou que se espera para 2012 uma “forte recessão de fluxos turísticos do mercado nacional”, que é o principal mercado emissor de turistas para os Açores, acrescentando que a situação será agravada no caso da restauração com a decisão do governo português de aumentar de forma significativa a taxa de IVA.
“Se o sector do turismo é encarado por todos como uma das principais áreas com capacidade para ajudar à retoma de crescimento do país, o aumento da taxa do IVA não é compreensível, tendo em conta que acabará por somar mais dificuldades às que já existem”, afirmou Vasco Cordeiro.