Governo apela à segurança dos banhistas

praia-do-almoxarifeO secretário regional do Ambiente e do Mar dos Açores, Álamo Meneses, fez um apelo aos banhistas para que evitem correr riscos nas zonas balneares da região, especialmente naquelas que podem constituir maiores preocupações de segurança.
“Como hoje se assinala o primeiro dia da época balnear deste ano, quero deixar uma mensagem de prudência aos banhistas, porque todos o anos se verificam acidentes que podem ser evitados”, afirmou Álamo Meneses em declarações aos jornalistas no final de uma reunião da Comissão Interdepartamental para os Assuntos do Mar, que decorreu na Horta, Faial.

Álamo Meneses recordou que muitos dos acessos a zonas balneares nos Açores são construídos sobre falésias, algumas das quais podem apresentar perigo de derrocada, sendo necessário que as pessoas “respeitem a sinalização existente no local” para não colocarem a vida em perigo.

O secretário regional recordou ainda que entrou na terça-feira em vigor nos Açores a nova legislação para as zonas costeiras, que atribui “maiores responsabilidades” aos gestores dessas zonas e obriga à divulgação na Internet das análises efectuadas às águas.

Este ano são 37 as zonas balneares e marinas dos Açores distinguidas com a Bandeira Azul, que premeia os locais que cumprem um conjunto de critérios de natureza ambiental, segurança e conforto dos utentes.

Em S. Miguel foram distinguidas 12 zonas balneares, tantas como na Terceira, enquanto no Faial a Bandeira Azul foi atribuída a três zonas balneares.

As restantes áreas distinguidas com este galardão encontram-se nas ilhas de Santa Maria (três), Graciosa (duas) e S. Jorge (uma).

Em relação às marinas, foram distinguidas as da Horta, Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Vila Franco do Campo.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here