Governo atribui 8 ME para implementação do Programa de Valorização do Emprego

O Governo dos Açores aprovou hoje a celebração de um contrato-programa no valor de oito milhões de euros com a empresa Ilhas de Valor, de capitais públicos, para a implementação do Programa de Valorização do Emprego.

O programa, recentemente apresentado pelo executivo regional, vai ser gerido pela Ilhas de Valor tendo em vista apoiar as empresas para manterem os seus postos de trabalho.

Nesse sentido, serão disponibilizados empréstimos reembolsáveis sem juros, com um prazo máximo de seis anos e um período de carência de capital de 36 meses, num montante equivalente a oito vezes o valor mensal da retribuição mínima garantida por cada posto de trabalho permanente a manter.

O Conselho de Governo, que esteve reunido em Santa Cruz, nas Flores, aprovou ainda o apoio no quadro do Sistema de Incentivos para o Desenvolvimento Regional (SIDER) a um projeto de investimento de 13,4 milhões de euros para a instalação de uma unidade de cuidados continuados em S. Miguel, que prevê a criação de 49 postos de trabalho.

A celebração de um acordo com a Casa do Povo de Rabo de Peixe, que prevê uma comparticipação de cerca de um milhão de euros para a aquisição de mobiliário e equipamento especializado para a creche, lar de idosos e centro de dia que estão a ser construídos, consta também do comunicado final da reunião.

O executivo regional autorizou ainda a atribuição de um apoio de 1,5 milhões de euros à Santa Casa da Misericórdia da Povoação para a obra de ampliação e remodelação do Lar de Idosos.

Entre outras decisões, o Governo dos Açores aprovou a continuação do Projeto para a Prevenção e Tratamento da Obesidade Infantil, criado em 2009 e que tem vindo a ser implementado através do Serviço Regional de Saúde.

Nesse sentido, foi aprovado um diploma que prevê a dotação das unidades de saúde de ilha, por tempo indeterminado, de profissionais nas áreas da nutrição e dietética.

Na área do desporto, o executivo regional aprovou um apoio de 47 mil euros ao Candelária Sport Clube tendo em vista a participação deste clube do Pico na fase final da Liga Europeia de Hóquei em Patins.

Relativamente a decisões sobre questões que dizem diretamente respeito à ilha das Flores, o Governo dos Açores decidiu iniciar os procedimentos para a realização dos trabalhos de restauro do teto da capela-mor da Igreja do Convento de S. Boaventura, onde está instalado o Museu das Flores, em Santa Cruz.

A primeira fase dos trabalhos, que será realizada por profissionais especializados sedeados na região, envolve a fotografia científica e o desenho técnico dos componentes do teto, bem como a fixação das camadas da pintura das tábuas.

A atribuição de apoios a três empresas desta ilha, num valor superior a 175 mil euros, para a manutenção e criação de 43 postos de trabalho, e à Associação de Pescadores Florentinos para a aquisição de meios de salvamento marítimo, designadamente 20 balsas salva-vidas, foram outras das decisões do executivo.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here