Governo autoriza contratação de 60 médicos aposentados

O Governo Regional dos Açores autorizou a contratação de 60 médicos aposentados durante este ano para o Serviço Regional de Saúde, numa medida que pretende responder à falta de médicos no arquipélago.
A medida consta de um despacho conjunto do vice-presidente do executivo açoriano e do secretário regional da Saúde, hoje publicado no Jornal Oficial, que estabelece que estas contratações devem obedecer ao regime transitório de exercício de funções públicas por médicos aposentados definido no decreto lei 89/2010.

Nesse sentido, os médicos aposentados podem continuar a exercer funções mediante proposta da instituição onde presta serviço e depois de autorização do executivo.

Contactado pela Lusa, o presidente da Ordem dos Médicos nos Açores, Jorge Santos, admitiu que “há carências de médicos” no arquipélago, especialmente ao nível dos médicos de família.

Jorge Santos frisou, no entanto, que a situação nos Açores é igual à que se regista no resto do país, salientando que a contratação de médicos aposentados “é um recurso a ser usado, desde que não provoque desequilíbrios nos sistemas de trabalho”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here