O protocolo de cedência de infra-estruturas, que será acompanhado por um memorando de entendimento entre as partes visa estabelecer uma parceria para “preservar, valorizar e rentabilizar património militar, localizado na Região Autónoma dos Açores mas afecto ao ministério da Defesa Nacional”, colocando o mesmo “ao serviço das populações das cidades de Angra do Heroísmo, da Horta e de Ponta Delgada”, referiu hoje o ministério, em comunicado.
Os documentos são “um passo essencial” para a futura infra-estrutura de Comunicações Navais nos Açores, uma plataforma de comunicações via rádio “indispensável para a comunicação entre terra e os navios militares”, acrescentou.
O equipamento, co-financiado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN ou NATO), vai contribuir para a “melhoria do desempenho operacional” dos navios da guarnição do arquipélago.
Os documentos serão assinados pelo secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, João Mira Gomes, e pelo secretário regional da Presidência do Governo Regional dos Açores, André Bradford, na sede do ministério da Defesa Nacional.
Lusa