Governo compra 2000 portáteis para escolas do primeiro ciclo

As escolas do primeiro ciclo do ensino básico dos Açores vão ser equipadas com cerca de 2.000 computadores portáteis, num investimento de cerca de 500 mil euros que se destina a substituir a aquisição de novos ‘Magalhães’.
“O que o Governo Regional pretende é que os computadores passem a ser parte integrante da escola e não do aluno, ao contrário da filosofia que existiu na altura dos computadores ‘Magalhães’”, afirmou hoje a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, citada numa nota do gabinete de comunicação do executivo regional.

A responsável considerou que os computadores são uma ferramenta importante para os alunos, defendendo a necessidade de começar a utilizá-los o mais cedo possível, o que justifica esta aposta no equipamento das escolas do primeiro ciclo.

Relativamente aos ‘Magalhães’, a diferença agora é que os computadores “passam a pertencer à escola”, podendo os alunos utilizá-los enquanto estão no estabelecimento de ensino, mas tendo que os deixar na escola quando regressam a casa.

Para Cláudia Cardoso, “é mais importante que a unidade orgânica tenha o computador na sua posse e o possa colocar ao serviço do aluno, do que estar o aluno na posse desse computador”.

“Estando o computador na escola, pode servir um número maior de alunos”, frisou, acrescentando, no entanto, que os computadores ‘Magalhães’ continuam a poder ser utilizados nas escolas do arquipélago.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here