Governo defende investimento em rotas aéreas

A secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, defendeu hoje o investimento em rotas aéreas, num encontro em Lisboa com empresários da hotelaria.

“Temos de investir em rotas aéreas”, afirmou a governante, num encontro organizado pela Associação de Hotéis de Portugal (AHP) no qual defendeu que, “do ponto de vista do governo”, a promoção de Portugal como destino turístico passa por “trabalhar a procura e também saber trazer essa procura para Portugal”, investimento nomeadamente em rotas aéreas.

Entre 2007 e até outubro do ano passado, ao abrigo do programa Iniciativa.pt, que promove a atração ou reforço de rotas para Portugal, as companhias aéreas receberam apoios de 13,3 milhões de euros, sendo as ‘low cost’ as que mais beneficiaram, destinados a apoiar a criação ou reforço de 43 rotas aéreas com destino a aeroportos portugueses, que resultaram na chegada a Portugal de mais 1,64 milhões de passageiros”.

Das 43 rotas, 33 são de companhias aéreas de baixo custo (‘low cost’), sendo a irlandesa Ryanair a companhia que mais apoios recebeu, com 18 rotas apoiadas, seguida pela companhia açoriana SATA, uma transportadora tradicional, com sete rotas abrangidas pelo programa.

As restantes 10 rotas apoiadas são da TAP e da SATA, duas transportadoras aéreas regulares.

Os encargos com o programa Iniciativa.pt são da responsabilidade do Turismo de Portugal e da ANA, gestora dos aeroportos portugueses, ambos responsáveis por 40 por cento dos montantes atribuídos.

Os restantes 20 por cento cabem às agências regionais de promoção turística das áreas dos aeroportos abrangidos pelas novas rotas.

Segundo os últimos dados divulgados pela ANA, o tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses cresceu seis por cento em setembro, face ao mesmo mês de 2010, e já acumula uma subida de 8,3 por cento desde o início deste ano.

O maior crescimento foi registado no aeroporto do Porto (10,6 por cento), seguido por Lisboa (6,4 por cento) e por Faro (3,3 por cento).

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here