Segundo fonte oficial, o Governo dos Açores está a acompanhar no terreno os estragos causados pelo mau tempo que está a assolar o arquipélago, com maior incidência, até agora, na ilha de São Miguel.
No terreno estão elementos das direções regionais das Obras Públicas e Comunicações, do Ambiente, Habitação e da Solidariedade Social para fazer um levantamento dos estragos, estando já a proceder à limpeza e desobstrução de vias e ao acompanhamento das famílias cujas habitações foram afetadas por inundações, sendo que nos Arrifes e na Candelária já se procedeu ao realojamento de duas famílias.
O Secretário Regional do Turismo e Transportes também está no terreno, tendo já visitado as zonas afetadas pelas intensas chuvadas que se abateram em São Miguel, nomeadamente nos Arrifes, concelho de Ponta Delgada, e em Santa Bárbara, no concelho da Ribeira Grande.
Até agora foram registados estragos em várias vias municipais e algumas derrocadas em estradas regionais, sendo que a estrada de acesso à Ribeira Quente está interrompida, devido a uma derrocada, estando os cursos de água também a ser monitorizados, mantendo os caudais dentro dos limites aceitáveis.
O Governo dos Açores irá continuar a acompanhar no terreno o evoluir da situação.