O secretário açoriano da Saúde, Luís Cabral, admitiu hoje reintroduzir a vacina pneumocócica no Plano Regional de Vacinação, caso o estudo técnico e científico que está a ser feito a nível nacional o recomende.
“Há obviamente essa possibilidade de introdução. Aquilo que está a ser feito a nível nacional é um estudo técnico e científico da necessidade ou não da introdução dessa vacina a nível do país”, afirmou Luís Cabral aos jornalistas, à saída de uma audição na Comissão Parlamentar de Assuntos Sociais da região.
O novo plano de vacinação no arquipélago, que entrou em vigor a 01 de fevereiro, substituiu o que havia sido aprovado em 2011 e retirou a vacina pneumocócica, algo que desagradou ao CDS-PP açoriano, que apresentou na Assembleia Legislativa dos Açores um projeto de resolução onde recomenda ao Governo Regional que reintroduza a vacina.
Depois de ouvido pelos deputados, o secretário regional da Saúde assegurou, à saída, que se a comissão técnica que a nível nacional está a fazer essa avaliação do caso concluir que deve a vacina ser incluída no plano nacional de vacinação, os Açores voltarão a reintroduzi-la no plano regional.
“Não há aqui uma dependência do Governo Regional relativamente aos órgãos da República nesta matéria do ponto de vista político, mas há sim uma dependência do Governo Regional relativamente a esta comissão, porque não temos capacidade técnica a nível dos Açores de decidir de forma clara se faz sentido ou não a introdução da vacina”, referiu.
Lusa