O Governo dos Açores anunciou hoje que pediu o agendamento de um debate no parlamento da região sobre a reestruturação do Serviço Regional de Saúde para o plenário da próxima semana, na Horta, Faial.
“Este pedido de agendamento enquadra-se no artigo 187.º do Regimento da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que prevê a realização de debates por iniciativa do Governo Regional sobre temas de relevante interesse regional”, afirma o executivo de Vasco Cordeiro, num comunicado.
O Governo dos Açores divulgou a 10 de maio uma proposta de reestruturação do Serviço Regional de Saúde, com vista a garantir a sua sustentabilidade, que está em fase de discussão pública.
A proposta tem sido alvo de críticas pela generalidade da oposição nos Açores, mas também por parte de outros setores e entidades, como a Ordem dos Médicos ou autarcas, incluindo do mesmo partido do Governo Regional, o PS.
O presidente do Governo dos Açores e o seu secretário regional da Saúde, Luís Cabral, têm reiterado que o documento não está fechado e a fase de discussão pública serve para recolher contributos e opiniões.
A 16 de maio, no parlamento regional, Vasco Cordeiro afirmou que “o interesse” do Governo dos Açores é que o documento seja o mais debatido possível e que, além de o disponibilizar ao público através de diversas formas e entidades, o executivo iria promover sessões de esclarecimento nas ilhas e agendar um debate na Assembleia açoriana.
Lusa