O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje a criação de um programa de “revitalização de empresas” vocacionado para o “apoio técnico” no acesso ao crédito bancário e à concentração empresarial.
Este “programa de revitalização de empresas” arrancará “em breve” e “consiste em facultar apoio técnico especializado em duas competentes”, disse aos jornalistas Vasco Cordeiro, na Horta, Faial, à margem de uma visita a uma empresa do setor das construção civil.
Uma dessas componentes tem como objetivo a “reestruturação de micro, pequenas e médias empresas que, pese embora estejam a desenvolver a sua atividade, podem estar confrontadas com uma ou outra questão, um ou outro desafio, desde logo o acesso ao crédito”, explicou.
Neste caso, as empresas terão apoio técnico para, por exemplo, elaborarem planos de negócio que facilitem o acesso aos empréstimos bancários.
A segunda componente, explicou ainda o presidente do Governo dos Açores, está relacionada com a concentração empresarial e visa dar apoio técnico a empresas e empresários que queiram adquirir outras.
Vasco Cordeiro destacou que esta é mais das medidas previstas na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, lançada pelo executivo regional no final do ano passado.
Este programa de revitalização de empresas resulta de uma parceria entre o Governo dos Açores e a Câmara de Comércio e Indústria dos Açores.
Lusa