Governo dos Açores anuncia programa para apoiar produtos regionais

O presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje o lançamento, esta semana, de um programa de apoio à restauração e hotelaria na aquisição de produtos regionais que pode ir até 15 mil euros por empresa.
Vasco Cordeiro adiantou que este programa está previsto na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e consiste na “atribuição de um apoio relativamente ao montante de aquisição de produtos que sejam produzidos na região ou que sofram uma transformação” no arquipélago.
O presidente do Governo Regional falava aos jornalistas após uma visita à empresa Easy Fruits & Salads, no Livramento, concelho de Ponta Delgada, em São Miguel, que produz e comercializa produtos hortícolas e cujos sócios são três jovens açorianos formados na Universidade dos Açores.
Vasco Cordeiro explicou que o programa “entrará em funcionamento ainda esta semana”, acrescentando que “os apoios podem ir até 5.000 euros por estabelecimento e 15 mil euros por empresa” e destina-se a todas as empresas ou sociedades que desenvolvam a sua atividade nesta área da restauração, da hotelaria e similares.
O montante de apoio a conceder será sob a forma de subsídio não reembolsável, correspondente a 10% do montante da aquisição dos produtos regionais. No caso dos produtos certificados, há uma majoração que corresponde a uma taxa de comparticipação de 14%.
O presidente do Governo dos Açores sublinhou que o novo programa permite a valorização da produção regional e apoiar também setores que “têm sido afetados especialmente pela conjutura”.
Sobre a empresa que visitou, Vasco Cordeiro realçou a capacidade empreendedora dos jovens mentores do projeto.
Na atual conjuntura, o presidente do Governo sublinhou a importância desta capacidade empreendedora, de “um bom aproveitamento de fundos comunitários”, nomeadamente o ProRural, e “a capacidade de diferenciação e de qualidade de produtos regionais que se afirmem no mercado”.
“É um bom exemplo da capacidade empreendedora e de realização da juventude açoriana. É um exemplo daquilo que é um projeto de substituição de importações nesta fase e cujo objetivo dos seus promotores é também caminharem para a exportação em áreas onde a região tem potencial, um exemplo daquilo que é um bom aproveitamento da marca Açores”, acrescentou.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here