Com o aumento do número de casos de Gripe nos Açores, o Governo regional alterou as regras de recepção de passageiros: deixa de existir o rastreio sanitário a bordo, passando a estar à espera dos aviões equipas para explicar aos passageiros o que devem fazer, caso tenham sintomas.
As equipas- segundo o secretário da Saúde – vão informar os passageiros do que devem fazer, caso sintam estar com gripe, designadamente, o contacto com a linha Saúde-Açores, evitando deslocarem-se aos Hospitais, sem ordem daqueles serviços.
O responsél açoriano pela Saúde afirma que os rastreios sanitários não são a solução, até porque, todos os passageiros do voo proveniente do Canadá na Segunda-Feira, foram analisados e nada foi detectado, apesar de quatro deles fazerem parte dos casos confirmados da Gripe, nos Açores.
A tutela entende que a informação é a melhor opção, neste momento, e coloca de parte qualquer ordem de quarentena, apelando às pessoas que respeitem as indicações que têm vindo a ser divulgadas.
Miguel Correia é da opinião de que a mediatização da Gripe “A” não pode afectar o discernimento dos açorianos e garantiu que, se os procedimentos anunciados forem seguidos, é possível combater a Gripe.