O Governo dos Açores atribuirá este ano um apoio de um milhão de euros ao SATA Rallye Açores, a maior prova desportiva que tem lugar na Região e que, à semelhança dos últimos anos, traz a São Miguel as equipas do Intercontinental Rallye Challange (IRC).
O executivo açoriano reconhece “a importância que os Açores têm em chegar mais longe e mais alto através do desporto automóvel e, é por isso, que os apoios este ano foram reforçados”, referiu José Contente, Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamento.
“Nós temos noção de nem sempre os modelos económicos que às vezes se arranjam para justificar a despesa se justificam, isso tem que ser visto com muito cuidado porque há muitas maneiras de incluir varáveis nos modelos económicos para eles resultarem em investimentos produtivos”, Nesse sentido, acrescentou o governante, é preciso ponderar os investimentos e eles têm que gerar, por si, mais receitas, como acontece com esta mediática e importante prova do desporto automóvel, inserida no IRC. “Este é, por exemplo, um investimento que consideramos fundamental para a Região porque traz muitas vantagens, umas imediatas e outras a médio e a longo prazo e é assim que nós entendemos o desenvolvimento nos Açores”, afirmou o Secretário Regional.
O turismo e a economia saem a ganhar com o mediatismo desta prova, que leva além fronteiras as paisagens únicas dos Açores através da cobertura da Eurosport e dos diversos órgãos de comunicação internacionais que vêm a São Miguel fazer a cobertura do evento, considera ainda Contente.
A 46ª edição do SATA Rallye Açores vai para a estrada no dia 14 de Julho.