Governo dos Açores apresenta “falsas desculpas” para desemprego – TSD

Os TSD/Açores denunciaram hoje “a mentira” do vice-presidente do Governo Regional sobre as causas do aumento do desemprego na região, frisando que arranjou “um novo argumento” em vez de reconhecer “o falhanço” das políticas do executivo regional.
“A taxa de desemprego cresceu nos Açores não porque aumentou a população ativa mas porque falharam as políticas socialistas de combate ao desemprego e de criação de novos postos de trabalho. Não admitir nem perceber isso é não querer enfrentar o problema”, afirmou o líder regional dos Trabalhadores Social Democratas (TSD), Joaquim Machado, em conferencia de imprensa em Ponta Delgada.
Na quinta-feira, o vice-presidente do Governo dos Açores, Sérgio Àvila, disse que o aumento da taxa de desemprego no arquipélago no terceiro trimestre se fica a dever ao crescimento da população ativa, que superou o ritmo de criação de novos postos de trabalho.
O dirigente dos TSD/Açores apresentou dados do Serviço Regional de Estatística para afirmar que “o argumento do aumento da população ativa é uma falsa desculpa” e “uma mentira” e “um insulto que o Governo Regional e o PS fazem aos açorianos”.
“A população ativa no 3.º trimestre deste ano é idêntica à verificada em igual período de 2011 (apenas mais 171 indivíduos). A diferença, essa sim, é abissal no número de desempregados: 14 mil em 2011, 21.500 este ano. Portanto, a taxa de desemprego cresceu nos Açores não porque aumentou a população ativa”, sustentou.
Joaquim Machado considerou ainda estranhos estes níveis de desemprego “quando o Governo dos Açores anuncia insistentemente novos programas, novos investimentos, a seleção de novos projetos que vão gerar dezenas, centenas de postos de trabalho”, mas que “depois se traduzem nos números inevitáveis”.
 “Aliás, aos 21.545 desempregados devem somar-se muitas centenas de açorianos ocupados em programas temporários, alguns dos quais ficcionando formação profissional, e que por isso mesmo são subtraídos às estatísticas do desemprego, bem como alguns milhares de trabalhadores com contratos precários e em situação de subemprego”, apontou.
Para os TSD/Açores, o Governo Regional socialista “desculpa-se mais uma vez” perante “um drama social”.
Este é “o mais triste e cruel balanço do primeiro ano da governação de Vasco Cordeiro: a maior taxa de desemprego de sempre nos Açores”, disse Joaquim Machado, que é também deputado do PSD no parlamento regional.
“A desculpa habitualmente era a República. A desculpa habitualmente era o facto de termos uma taxa de desemprego inferior à média nacional e à da Região Autónoma da Madeira, mas como estes dois argumentos já não podem ser aplicados, o senhor vice-presidente do Governo atirou ontem as culpas para o aumento população ativa”, sustentou.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here