Governo dos Açores destaca papel dos municípios na valorização e dinamização da cultura

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que os municípios são os “principais atores” no apoio à valorização e à dinamização da cultura local, destacando o investimento nesta área que tem sido concretizado pela Câmara da Horta.

João Ponte, que falava domingo na sessão solene de encerramento das comemorações do primeiro centenário do edifício do Teatro Faialense, onde representou o Presidente do Governo, recordou o antigo presidente da autarquia, Renato Leal, que adquiriu o Teatro Faialense para o município, dando assim um importante contributo para a afirmação da cultura como um instrumento ao serviço do desenvolvimento das comunidades.

“É o nosso património cultural que nos distingue e valoriza”, frisou João Ponte, salientando que, “pese embora o desenvolvimento e o progresso que se assiste no Faial, não se pode, nem deve, ignorar o passado, a história, a tradição e a memória”.

Nesse sentido, considerou que as comemorações que decorreram ao longo do último ano no Teatro Faialense “foram uma justa e merecida homenagem a todos – pessoas e agentes culturais – que marcaram o desenvolvimento cultural desta cidade e deste concelho”.

“A cultura, nos dias de hoje, reveste-se de uma importância acrescida, especialmente se tomarmos por base o paradigma da sustentabilidade”, afirmou João Ponte, acrescentando que “a cultura deixou de ser apenas um agregado de acontecimentos para entretenimento das populações para se tornar num vetor politico gerador de economia”.

Na sua intervenção, afirmou que “o Faial é indiscutivelmente sinónimo de riqueza cultural e patrimonial”, salientando que “a cultura tem hoje na comunidade um papel de formação que é inquestionável”, pelo que “investir na cultura é sinónimo de desenvolvimento e qualidade de vida”.

João Ponte apelou ao envolvimento do poder local e dos Faialenses para o desenvolvimento da ilha,  manifestando confiança no “espírito empreendedor e dinâmico” dos Faialenses, sem “nunca perderem os seus traços culturais bastante específicos”.

“Este é um caminho que o Governo dos Açores, com a colaboração do poder local e com o envolvimento dos Faialenses, pretende construir”, afirmou João Ponte.

 

 

 

Açores 24Horas / Gacs

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here