Governo dos Açores prepara certificaç​ão das amas

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, anunciou hoje que está em preparação um novo enquadramento para certificar as amas que trabalham em regime privado, com o objetivo de as qualificar e dar “garantias” aos pais.
“O Governo prepara um novo enquadramento para a certificação de todas as pessoas que exercem a atividade de amas em regime privado”, afirmou Vasco Cordeiro, durante a inauguração da creche do Centro de Apoio Social e Acolhimento Bernardo da Silveira Estrela, na cidade da Ribeira Grande, uma instituição orientada para as crianças e jovens e que tem mais de 130 anos de existência.
Para o chefe do executivo açoriano, esta certificação permitirá “qualificar e preparar” as amas para “prestarem um cada vez melhor serviço” e também “dará garantias aos pais”, que entregam os seus filhos a estas profissionais.
Destacando que, além das infraestruturas, o Governo dos Açores está empenhado em qualificar os profissionais que trabalham com crianças na região, Vasco Cordeiro revelou que atualmente no arquipélago a rede oficial de amas é composta por 56 pessoas.
A nova creche hoje inaugurada custou cerca de 1,5 milhões de euros e tem capacidade para acolher 78 crianças, entre os três meses e os três anos, permitindo dar resposta à lista de espera que existia.
“Este acaba, também, por ser um sinal claro duma aposta dada às famílias, sobretudo aos casais jovens, ativos, que tendo a sua vida profissional veem neste tipo de infraestrutura uma forma que pode ajudar a conciliar a sua vida profissional e familiar”, disse Vasco Cordeiro, acrescentando que estão previstas construir novas creches na Maia, Nordeste (ilha de S. Miguel), Vila do Porto (Santa Maria) e outra na ilha do Faial.
Vasco Cordeiro disse ainda que esta obra é um “bom exemplo” da parceria entre uma entidade privada, que cedeu o terreno, e o executivo regional, que pagou a obra, “para dar resposta às necessidades” da comunidade.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here