Governo dos Açores reforça aposta na promoção dos produtos regionais

O Governo dos Açores vai intensificar a sua aposta na produção e comercialização de produtos regionais, através de um significativo apoio ao Plano de Promoção dos Produtos Açorianos para 2014, que será implementado em colaboração com a Câmara do Comércio e Indústria dos Açores.

O Vice-Presidente do Governo apresentou hoje, numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, as linhas gerais deste plano, frisando que se trata de “um projeto que pretende atingir objetivos concretos, como seja, desde logo, o de aumentar as exportações nos mercados onde as empresas açorianas estão presentes, contribuindo assim para a maximização da capacidade produtiva instalada”.  Sérgio Ávila acrescentou que esta iniciativa também visa “aumentar a visibilidade dos Açores nos mercados externos” e dar ênfase aos “produtos produzidos na região e com matéria-prima local”. 

O plano pretende ainda, segundo Sérgio Ávila, possibilitar às empresas regionais o reforço das suas estratégias concorrenciais e, “através do incremento do mercado interno regional, criar condições conducentes à substituição progressiva das importações, introduzindo maior dinâmica nas economias das diferentes ilhas e, consequentemente, mais riqueza”.

Nesse sentido, revelou que serão colocados e promovidos produtos agroalimentares açorianos em eventos estratégicos, através da participação em feiras e missões empresariais nos mercados-alvo analisados e escolhidos, estando já definido um calendário de participações. Assim, além da participação na SISAB, a maior feira que se realiza em Portugal, que se iniciou hoje, as empresas açorianas vão estar presentes na ExpoMadeira, na Alimentaria, em Barcelona, na Feira Internacional de Cabo Verde e na Gourmet Food e Wine Expo, em Toronto, no Canadá.

“Pretende-se assim reforçar a presença dos maiores exportadores regionais e, ao mesmo tempo, permitir aos de menor dimensão alargar as suas perspetivas em áreas onde possam apresentar vantagens competitivas, além de conquistar novos mercados através do reconhecimento da marca AÇORES”, disse Sérgio Ávila.

O Vive-Presidente do Governo salientou ainda que serão também promovidas missões de captação de potenciais importadores ou investidores em mercados já conhecedores dos produtos açorianos, como a Madeira, o continente e os tradicionais nichos da Europa, da América do Norte e de África.

Sérgio Ávila chamou a atenção, por outro lado, para a “significativa alteração ao modelo de apoio às feiras realizadas na Região pelas Câmaras de Comércio”, frisando que “o apoio passará a ser atribuído às feiras que promovam exclusivamente produtos açorianos”.

Desta forma, pretende-se incrementar no exterior a “divulgação e comercialização de bens e serviços produzidos exclusivamente na Região”, tendo em vista potenciar o mercado interno e desincentivar as importações. 

Na sua intervenção, o Vice-Presidente recordou que as empresas regionais enfrentam o desafio de reforçarem a sua qualificação, a sua competitividade e a sua afirmação no exterior, desígnios que o Executivo regional tem estimulado e apoiado, “implementando medidas de dinamização de investimentos que proporcionem o alargamento da base económica de exportação, num crescente processo de internacionalização adequado às características dos produtos e produtores” dos Açores. 

A Loja da Exportação, a Linha de Apoio à Exportação das Empresas dos Açores e a criação da marca AÇORES foram as medidas que Sérgio Ávila evocou para exemplificar os apoios que o Governo Regional tem disponibilizado, constituindo-se como um parceiro.

“Naturalmente, para essa parceria é indispensável a competência, a ambição e o trabalho dos nossos agentes económicos, na justa medida em que, afinal, neles repousa o papel mais importante neste esforço conjunto de levar os Açores para a frente”, afirmou Sérgio Ávila.

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