Governo dos Açores vai fazer revisão do FundoPesca

O Governo dos Açores levará no próximo mês à Assembleia Legislativa Regional a proposta de alteração ao FundoPesca, que prevê compensações para os pescadores quando não podem sair para o mar. 

O secretário regional dos Recursos Naturais, Luís Neto Viveiros, assegurou hoje, durante uma intervenção no plenário do Parlamento dos Açores, na Horta, que o documento está pronto e que “muito rapidamente” será submetido à apreciação dos deputados, prevendo que o debate ocorra no próximo plenário, em maio.

O Governo dos Açores tinha-se comprometido a apresentar uma proposta de revisão do FundoPesca no primeiro trimestre do ano.

Luís Neto Viveiros respondia a questões da oposição, no âmbito do debate de uma proposta de alteração ao FundoPesca apresentada pelo BE, que acabou por ser chumbada pela maioria socialista.

Segundo o governante, o objetivo é adaptar o regime que regula o funcionamento do fundo e o acesso ao mesmo aos “tempos” atuais, dando-lhe mais “agilidade”, “transparência” e “rigor”.

Nesse contexto, revelou que um dos objetivos é “desgovernamentalizar” a administração do FundoPesca, havendo também mudanças na sua composição por causa da nova orgânica do Governo Regional, que tomou posse em novembro.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here