Governo duplica número de bolsas de investigação científica

foto13O Governo dos Açores vai aumentar, para o dobro, o número de bolsas de apoio à investigação científica, anunciou ontem, o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, em conferência de imprensa.

 

José Contente adiantou que o executivo açoriano vai investir 1,2 milhões de euros em 2009 na atribuição de bolsas de investigação. Em 2008 foram apoiadas 75 bolsas de várias tipologias, desde mestrados a pós-doutoramentos. Em 2009 o financiamento vai ser alargado, no total de 150 bolseiros, no âmbito dos vários tipos de bolsas instituídas na Região, inclusive as Bolsas de Investigação Científica para jovens licenciados (BIIC), introduzidas este ano.

 

Em conferência de imprensa, para a apresentação da Conferência Internacional das Redes Ópticas Transparentes (Conference on Transparent Optical Networks – ICTON), o governante anunciou ainda que, em Setembro, será realizado, nos Açores, um seminário dedicado às Redes de Nova Geração.

 

 “Os Açores querem acompanhar, à semelhança do que tem sido feito noutros sectores, tal como com a Televisão Digital Terrestre, o que de melhor se faz no continente português e no restante território europeu. As NGN (next generation network) ou, em português, RNG (redes de nova geração) terão que ser também realidade nos Açores”, referiu.

 

 Este seminário pretende, por um lado, destacou José Contente, dar a conhecer à população em geral as vantagens e os desafios que se colocam com as redes de nova geração.

 

 Neste sentido, o secretário regional sublinhou que “nós estamos a fazer uma aposta forte na investigação científica e nos investigadores, sobretudo nos projectos que podem trazer vantagens em termos de resultados e em termos de soluções científicas para os problemas desta Região”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here