O secretário regional da Agricultura e Florestas acredita que, ainda este mês, será possível revelar os montantes que serão disponibilizados à Região de forma a reforçar os meios financeiros do PRORURAL e, consequentemente, aumentar os rendimentos dos produtores açorianos.
No final de uma reunião com a direcção da Federação Agrícola dos Açores, Noé Rodrigues garantiu que “os montantes serão substancialmente mais elevados que os que têm sido falados na Região”.
O governante confirmou ter já a concordância do Governo da República sobre os montantes propostos no programa de apoio à competitividade e sustentabilidade do sector leiteiro, faltando agora a sua aprovação final por parte das instituições comunitárias, o que deverá acontecer na reunião dos ministros europeus da agricultura, que se realiza nos dias 22 e 23 deste mês, no Luxemburgo.
Estes montantes visam, não só o reforço do rendimento dos produtores do sector leiteiro mas também o aumento da sua capacidade de investimento.
No que respeita aos projectos de investimento dos produtores, Noé Rodrigues confirmou existirem já projectos aprovados e contratados, mas deixou vincada a intenção do Governo dos Açores em reforçar os meios técnicos e humanos da equipa que analisa todo este processo de forma a conseguir maior celeridade na sua aprovação e contratação.