Governo inicia em Junho novo modelo de comparticipação por utente

O Governo Regional dos Açores vai iniciar em Junho um novo modelo de comparticipação financeira por utente na área da solidariedade e segurança social, que permitirá racionalizar custos e aumentar a transparência.
“É um modelo que se vai basear no custo fixo por utente, exactamente para corrigirmos os desvios que temos em termos de instituições que gerem menos bem os recursos disponíveis que têm”, afirmou Ana Paula Marques, secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, salientando que o novo modelo de comparticipação se integra na nova organização do sistema da segurança social.

Ana Paula Marques, que falava na cerimónia de assinatura de acordos de cooperação nas áreas da segurança social e da igualdade de oportunidades, num valor global de oito milhões de euros, frisou que o novo modelo vai “exigir mais rigor, mais transparência e melhor gestão”.

Nesse sentido, salientou que o executivo vai “disponibilizar uma equipa especializada para acompanhar as instituições e ajudá-las a corrigir os desvios que têm”.

Na sua intervenção, a secretária regional salientou que a gestão da rede de suporte social nos Açores “custa 60 milhões de euros”, acrescentando que “existem muitas denúncias de instituições que não fazem bem o seu trabalho e não declaram a totalidade das receitas das famílias”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here