O extenso programa da visita, que encerra este ano as deslocações estatutárias a que o governo está obrigado, inclui ainda, entre outras iniciativas, uma deslocação ao local onde vai ser instalada a Estação VLBI (Very Long Baseline Interferometry), integrada na Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE).
A RAEGE, que envolve um investimento global de 25 milhões de euros, resulta de um protocolo entre o Governo dos Açores e o Instituto Geográfico Nacional de Espanha e prevê a instalação de quatro estações, sendo duas nos Açores (em Santa Maria e nas Flores) e duas em Espanha (nas Canárias e em Yebes, Guadalajara), que serão geridas por dois centros instalados nos Açores e em Espanha.
As quatro estações destinam-se a estudos de astronomia, geodesia e geofísica, estando cada uma orçada em cinco milhões de euros, dos quais três se destinam ao radiotelescópio geodésico para Interferometria de Base Muito Longa (VLBI), que terá uma antena com 12 metros de diâmetro.
Nesta visita, será também inaugurado o novo pavilhão da Escola Básica e Secundária e a sede da Associação Juvenil da Ilha de Santa Maria, na igreja do antigo Recolhimento de Santo António.
O presidente do governo, Carlos César, vai ainda inaugurar trilhos pedestres e assistir à assinatura do contrato-programa destinado a apoiar a construção da nova sede do Grupo Desportivo Gonçalo Velho.
Na sexta-feira, antes da habitual reunião do Conselho de Governo, os membros do executivo regional vão reunir com o Conselho de Ilha, órgão que representa a sociedade civil local.
Recentemente, num parecer sobre a anteproposta do Plano e Orçamento da Região para 2012, o Conselho de Ilha de Santa Maria lamentou o “desinvestimento” previsto, criticando o decréscimo de 16,7 por cento nas dotações de investimento da administração regional previstas para Santa Maria no próximo ano.