A secretária regional da Educação dos Açores, Cláudia Cardoso, afirmou hoje que o executivo “não é o único responsável pelo sucesso educativo dos alunos”, defendendo que devem ser responsabilizados todos os que se demitirem das suas obrigações.
“É preciso ter essa consciência”, afirmou Cláudia Cardoso, acrescentando que “cabe a todos e a cada um criar as condições que permitam garantir o sucesso educativo e, neste processo, cada demissão deve ser responsabilizada”.
A secretária regional, que falava na apresentação do projeto da nova Escola Básica e Secundária das Velas, em S. Jorge, salientou que este investimento de 14 milhões de euros se insere no processo de reestruturação da rede escolar dos Açores.
“O Governo dos Açores tem feito um investimento sério na melhoria das condições materiais e pedagógicas”, afirmou, salientando que a futura escola, que acolherá alunos do pré-escolar ao 12.º ano, terá núcleos de ciências, tecnologia e artes, um centro de recursos com biblioteca, mediateca e sala multimédia, um núcleo de educação especial e uma zona desportiva.
Na sua intervenção, Cláudia Cardoso revelou que serão inauguradas antes do início do próximo ano letivo a nova Escola de Água de Pau, na Lagoa, a requalificação do bloco sul da Escola Secundária Domingos Rebelo, em Ponta Delgada, a nova EBI de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, e as novas instalações da Escola Gaspar Frutuoso, na Ribeira Grande. Todos estes equipamentos localizam-se na ilha de S. Miguel.
Relativamente a S. Jorge, frisou que, depois de concluída a construção da nova EBS das Velas, será lançada a construção da nova EBS da Calheta.
Lusa