O Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA), que resulta da fusão do Instituto para o Desenvolvimento Social dos Açores e do Instituto de Gestão Financeira de Segurança Social dos Açores, entrou em funcionamento a 01 de janeiro de 2014, sendo presidido por Sofia Couto, licenciada em Investigação Social Aplicada pela Universidade Moderna.
O Conselho Diretivo do ISSA, nomeado por despacho conjunto do Presidente do Governo dos Açores e da Secretária Regional da Solidariedade Social, inclui ainda a Vice-Presidente Margarida Mendes, licenciada em Organização e Gestão de Empresas, e a Vogal Marta Oliveira Barreto Bulhões, mestre em Serviço Social.
Sofia Couto, com 38 anos, que também tem um bacharelato em Relações Públicas, pelo Instituto Politécnico de Lisboa, desempenhou recentemente funções autárquicas em Angra do Heroísmo e foi Presidente dos Serviços Municipalizados deste Concelho. Assumiu ainda as funções de Presidente do Conselho da Administração da GRATER – Associação de Desenvolvimento Regional, responsável pela gestão do programa LEADER nas ilhas Terceira e Graciosa.
A fusão dos anteriores institutos, que deu lugar ao ISSA, com sede na ilha Terceira e dotado de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, tem como objetivo a melhoria da qualidade das respostas aos cidadãos e às empresas, reforçando o caráter de proximidade e personalização dos serviços prestados.
Segundo comunicado, o Governo dos Açores pretende reforçar uma “intervenção local e territorializada, baseada em diagnósticos e no planeamento das ações, trabalhando em parceria com as instituições sociais, as autarquias e demais entidades e, assim, promover um desenvolvimento integrado e sustentado das comunidades”.