O Governo dos Açores, através da Direcção Regional do Desporto (DRD), criou um plano de formação de dirigentes desportivos, com acções a decorrer entre 2009 e 2012.
A iniciativa, que foi apresentada hoje, em Angra do Heroísmo, pelo director regional do Desporto, Rui Santos, visa dotar os dirigentes desportivos dum conjunto de conhecimentos e instrumentos necessários ao exercício das suas funções nos clubes e associações desportivas.
De acordo com o plano, pretende-se formar, neste período, cerca de 1.500 dirigentes desportivos com o nível 1, destinado a todos os dirigentes ou candidatos a tal, incidindo o curso sobre um conjunto de matérias comuns ao desempenho funções em qualquer modalidade desportiva e, destes, 500 com o nível 2, virado para uma determinada modalidade desportiva.
As Associações Desportivas, individualmente ou em parceria, são as entidades organizadoras, que contam com o apoio da DRD, tanto financeiramente como com prelectores, em matérias como legislação desportiva nacional e regional, elaboração do Plano e Relatório de Actividades e
financiamento público do desporto.
Outra legislação sobre a matéria, o papel do dirigente no processo de desenvolvimento desportivo, marketing e publicidade, financiamento do desporto (público e privado), e contabilidade e fiscalidade no desporto, fazem também parte dos assuntos do tronco comum do nível 1.
Já no nível 2, serão abordadas matérias específicas de cada modalidade, organização da modalidade, regulamentos federativos e associativos e organização dos clubes, departamentos, e secções.