Governo quer alargar Bandeira Azul a mais três ilhas

O Governo Regional pretende alargar este ano a atribuição da ‘Bandeira Azul’ a mais três ilhas, para que esta distinção de qualidade possa abranger sete das nove ilhas do arquipélago.
“Neste momento há quatro ilhas (S. Miguel, Terceira, Santa Maria e Faial) com este galardão, mas as ilhas de S. Jorge, Pico e Graciosa também já deram os passos necessários para se poderem candidatar”, afirmou Frederico Cardigos, director regional dos Assuntos do Mar.

Frederico Cardigos, que falava na Horta, Faial, na cerimónia de assinatura dos protocolos de cooperação entre o executivo e os municípios açorianos no âmbito do programa ‘Bandeira Azul’, salientou que se tem registado “um crescimento constante do número de galardões atribuídos” no arquipélago, comprovando a qualidade das suas zonas balneares.

Apesar deste crescimento, considerou que ainda existem alguns entraves à atribuição de mais bandeiras azuis, entre os quais a falta de nadadores-salvadores e a impossibilidade das zonas balneares mais pequenas “gerarem os recursos financeiros necessários” para o cumprimento das regras internacionais estabelecidas.

Um dos casos citados por Frederico Cardigos foi a zona balnear da Preguiça, em S. Jorge, que, apesar de ter recebido a ‘Bandeira Azul’ em 2010, não a chegou a hastear “por razões operacionais”.

Actualmente, a bandeira azul está hasteada em cinco marinas e em 25 praias e zonas balneares dos Açores.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here