A secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social afirmou hoje, na Horta, que o Governo espera certificar, já durante o próximo ano, 9 a 10 mil trabalhadores.
Segundo explicou Ana Paula Marques, a iniciativa enquadra-se no âmbito da Rede Valorizar, através da qual a Região tem expectativas de poder certificar, nos próximos cinco anos, cerca de 33 mil trabalhadores que, tendo adquirido experiência ao longo da vida, não possuem todavia habilitação profissional para o efeito.
Numa situação de retracção e de crise, é evidente que aqueles que estão menos preparados são aqueles que ficam também numa situação mais fragilizada, observou a secretária regional no final de uma audição com a Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho, no âmbito da apreciação do Plano Regional Anual e do Orçamento para 2010.
Na área da Inspecção Regional de Trabalho, Ana Paula Marques prometeu também uma atenção muito especial no sentido de combater a precariedade laboral e as situações fraudulentas.
Lembrou, todavia, que a Região já dispõe presentemente de um inspector por cada 2400 trabalhadores, quando a relação aconselhada pela Organização Internacional de Trabalho é de apenas 1 inspector para 10.000 trabalhadores.
A secretária regional apontou ainda como apostas fortes do departamento que dirige a formação e os estágios profissionais, adiantando prever que, só este ano, chegue a 1200 o número de jovens envolvidos em estágios profissionais.
O plano para o próximo ano destina uma verba de 91,7 milhões de euros aos programas no âmbito do emprego e da formação profissional nos Açores.