Governo quer reforço de meios da PSP

O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, defendeu esta quinta-feira que o Governo da República deve dotar o Comando Regional da PSP de mais meios para cumprir a sua função.
 

Vasco Cordeiro falava em reação a declarações do vice-presidente do Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL), Marcelo Pinto, que disse que a falta de veículos nas esquadras dos Açores “está no limite do sustentável”.

“O que o Governo da República pode e deve fazer para resolver este problema é dotar a região de mais meios, porque é esta a sua função”, frisou à margem de uma audiência com a comissão representativa dos trabalhadores da Base das Lajes, em Angra do Heroísmo.

O presidente do executivo açoriano disse, no entanto, acreditar que o Governo da República “não deixará de atender àquilo que são as necessidades da região neste aspeto”, salientando que já transmitiu esta posição ao Governo central.

Segundo o vice-presidente do Sindicato Nacional da Polícia, já existem esquadras nos Açores que “ficam durante horas sem um única viatura a rodar”, sendo o empréstimo de viaturas impraticável entre ilhas.

Marcelo Pinto salientou ainda que a região tem necessidade de pelo menos mais uma centena de efetivos, considerando que Vasco Cordeiro deveria usar a sua influência junto do Governo central para desbloquear a situação o mais rápido possível.

O vice-presidente do sindicato frisou ainda que o protocolo de cooperação com a PSP assinado pelo anterior executivo açoriano, em maio, que visava a utilização do fundo regional de transportes terrestres, através das verbas das coimas das contraordenações ao código da estrada nos Açores, para adquirir veículos, ainda não foi concretizado.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here