Aníbal Pires, Deputado do PCP no Parlamento Regional, considera as declarações do Secretário Regional dos Transportes e Turismo sobre alteração de posicionamento e reestruturação da SATA como “ uma mal disfarçada ameaça e tentativa de pressão sobre os trabalhadores em greve”.
O PCP considera que estas declarações, no contexto em que foram proferidas, para além de serem uma clara tentativa de pressionar os trabalhadores, em nada contribuem para a urgente pacificação da empresa.
Segundo Aníbal Pires, quaisquer alterações a serem realizadas na transportadora aérea regional devem ser antecedidas de uma profunda ponderação e discussão pública, num ambiente de serenidade, que nitidamente não se verifica neste momento. “É inaceitável que o Governo pretenda utilizar o justo descontentamento dos açorianos prejudicados pela intransigência da Administração da SATA, como forma de impor os seus próprios objetivos para a empresa”, denuncia o líder do PCP/A.
O PCP pretende saber quais são as intenções do Governo Regional em relação à SATA, em que consistem as alterações mencionadas pelo Secretário Regional dos Transportes e Turismo e em que prazos pretende o Governo implementá-las, tendo já questionado o executivo nesse sentido.