Governo Regional apela à solidariedade nacional e europeia

O Governo regional apelou esta terça-feira à solidariedade nacional e europeia com a região por causa dos efeitos do mau tempo nas ilhas, sublinhando que os danos nas infraestruturas ascendem a 35 milhões de euros. 

O vice-presidente do Governo Regional, Sérgio Ávila, disse que, depois de ter feito uma “quantificação muito precisa e rigorosa” dos prejuízos causados, até ao momento, pelo mau tempo dos últimos dias, o Executivo açoriano vai agora acionar mecanismos de ajuda nacional e europeus por causa da situação.

“Esta situação de catástrofe irá implicar um esforço acrescido de reposição significativa de um conjunto de infraestruturas que ficaram danificadas ou destruídas na região. Penso que é uma circunstância que deve merecer uma profunda solidariedade nacional e no contexto europeu, não só no âmbito dos mecanismos existentes para esses fins, mas particularmente tendo em conta que são situações que irão implicar uma afetação muito significativa de recursos por parte da região”, afirmou.

Sérgio Ávila destacou ainda que os 35 milhões de euros necessários para reparar os danos causados pelo mau tempo não são ainda um número definitivo, uma vez que as condições meteorológicas continuam a ser más e há situações de risco em diversos pontos do arquipélago.

O vice-presidente do Governo Regional falava à agência Lusa no Parlamento dos Açores, na Horta, à margem do plenário que está a debater a proposta de orçamento e plano anual de investimento para 2013 para a região.

Pouco antes, aos deputados, Sérgio Ávila afirmara que por causa do mau tempo o Governo terá de afetar 35 milhões de euros a reparação de infraestruturas, sobretudo, que não estavam previstos nos documentos em debate.

Dizendo que terá de ser feito um “enorme esforço” para “acomodar” esta verba no orçamento e plano da região para 2013, Sérgio Ávila acrescentou que aquilo que os Açores terão de “deixar de fazer” por causa desta despesa imprevista “será tanto menor quanto maior for a solidariedade nacional e europeia”.

Sérgio Ávila defendeu que esta questão deve “unir todos os deputados” do Parlamento regional e considerou que a situação “exige” essa solidariedade nacional e europeia, que, por outro lado, os Açores “merecem”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here