Governo Regional continua sem ver as potencialidades da Terceira como prioridades para os Açores – PSD/A

Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Terceira acusaram hoje o Governo Regional de “continuar sem ver as potencialidades e os atributos da ilha como prioridades para a Região. Num momento difícil como o que atravessamos, parece que para o Governo Regional a centralidade geográfica, a cultura, o património e a produção científica da Terceira não são factores de importância para uma verdadeira estratégia açoriana”, disse António Ventura.
 
O social-democrata falava após uma reunião mantida com a direção da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, onde reiterou a preocupação “com os vários indicadores económicos e sociais da Terceira, que se poderão ver brevemente muito agravados com a anunciada redução do números de trabalhadores portugueses na Base das Lajes, bem como com a redução do efetivo militar norte-americano ali estacionado”, referiu.
 
“Essa é uma das duas situações que fazem antever maus momentos para a economia local. A outra tem a ver com a anunciada descida do preço do litro de leite à produção, que irá afetar o nosso comércio e a nossa economia, pois é uma alteração que se insere num setor base para muitos milhares de terceirenses e açorianos, tendo essa redução um efeito-dominó na economia local e regional”, alertou António Ventura.
 
“Face a tudo isto, há que lembrar que temos um governo, cuja função é governar, que deve encontrar soluções para os problemas, concentrando-as numa estratégia regional. E isso não está a ser feito”, critica o parlamentar.
 
“Ainda recentemente a Câmara do Comércio apresentou um plano estratégico para a Ilha Terceira, cujos princípios podem e devem ser seguidos”, disse Ventura, adiantando que “de anúncios do governo nós já estamos fartos, até porque há uma grande distância entre o que é anunciado e o que é feito. E o que está feito é obra, são estruturas, falta a estratégia para tornar competitivo um todo regional, contando com a complementaridade que cada ilha pode oferecer. E, a esse nível, a Terceira tem muito para dar”, assegurou.
 
Segundo António Ventura, a ilha atravessa uma situação “de emergência, com uma população cada vez mais envelhecida e uma população jovem, e qualificada, que continua a emigrar. A Terceira tem de ser englobada numa estratégia que tarda em chegar, e que o Governo Regional insiste em não identificar em propostas feitas pelo PSD/Açores, mesmo que depois as apresente, com outras roupagens e nomes, como soluções a ter em conta”, concluiu.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here