Governo Regional defende novas tarifas e horários para transporte colectivo de passageiros

foto7O Governo Regional está a preparar uma reformulação da política de carreiras, itinerários e horários do transporte colectivo de passageiros. Foi sobre esta resolução que o secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos foi ouvido, esta tarde, pela Comissão Parlamentar de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

 

 

Aos deputados, José Contente apresentou a nova proposta que visa, em traços gerais, reformular os itinerários e a criação de passes sociais com tarifários mais flexíveis.

 

 

De acordo com o governante, os transportes públicos de passageiros precisam de se adequar aos novos horários de comércios e serviços – sobretudo das grandes superfícies comerciais -, por outro lado, referiu, “é necessário proceder a uma revisão do tarifário que, neste momento, é feito através de um sistema que tem em conta o número de quilómetros como principal referencial”.

 

 

Perante esta modalidade, existem actualmente nos Açores 85 tarifas diferentes e “desajustadas”, no total dos oito subsistemas de transportes colectivos de passeiros, nas palavras de José Contente.

 

 

O secretário regional defende também a existência de passes combinados, ou seja, passes que sirvam, por exemplo, para fazer uma viajem entre a Ribeira Grande/Ponta Delgada/Lagoa sem que, para isso, o utente tenha que comprar dois passes, como acontece hoje em dia. Esta é outra das propostas do executivo açoriano no projecto de resolução.

 

 

Actualmente os concessionários já disponibilizam passes que variam entre as 44 e as 52 viagens, passes semanais para 12 viagens, e ainda passes com descontos de 60 por cento para idosos, 50 por cento para pensionistas e pessoas com invalidez, 35 por cento para passes com viagens ilimitadas e 10 por cento para pré-comprados.

 

 

No entanto, José Contente refere que “é preciso modificar todo esses sistema tarifário para tornar mais atractivo o transporte colectivo de passageiros e, neste sentido, o Governo está já a preparar um estudo económico para desenvolver todas essas medidas”.

 

 

Anualmente, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos estabelece protocolos com as concessionárias da Região, no âmbito do Sistema de Incentivos e Renovação das Frotas no Transporte Colectivo Regular de Passageiros (SIRIART), tendo já apoiado, nos últimos anos, a aquisição de mais de 179 novos autocarros, que garantam melhor qualidade e atractividade ao sistema de transportes colectivos.

 

 

Ao abrigo do SIRIART as empresas de viação açorianas estão igualmente a introduzir sistemas bilhéticos nas viaturas, informações com os horários e painéis digitais nas paragens de autocarros.

 

“Sem prejuízo de estarmos a colocar nos apeadeiros novas informações, informações mais completas sobre horários e tarifários, nós precisamos alterar todo este sistema na base de uma modernização que é preciso fazer, nomeadamente em termos de novos itinerários que contemplem novas dinâmicas sociais, da utilização de tecnologia mais moderna para, através de painéis digitais, se conhecerem os tempos de espera e os tempos de viagem entre as várias distâncias”, concluiu José Contente.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here