A Secretária Regional da Educação e Formação desafiou hoje os privados a investirem na construção de novas escolas nas ilhas, argumentando que apoiar a Educação é “reprodutivo e prestigiante”.
“Todos temos de contribuir para a qualificação e enriquecimento humano da nossa região”, afirmou Lina Mendes, na cerimónia de lançamento da primeira pedra do Colégio do Castanheiro, em Ponta Delgada.
Apesar de reconhecer que a construção de estabelecimentos de ensino é uma obrigação do Governo Regional dos Açores Lina Mendes considerou que a área é atractiva e pode captar investimento privado.
A governante destacou “o mérito, espírito empreendedor e dedicação à causa da Educação” que demonstra o projecto da Tetrapi, já classificado como sendo de Interesse Regional.
“Na semana em que arrancou mais um ano lectivo nos Açores é bom constatar que a curto prazo o sistema educativo açoriano ficará mais enriquecido, com este novo estabelecimento de ensino privado, onde a qualidade, a exigência e a inovação serão aspectos essenciais”, disse Lina Mendes.
O Colégio do Castanheiro, que deverá abrir no próximo ano lectivo, terá capacidade para acolher mais de 700 alunos, do 1º ao 12º ano de escolaridade.
O Governo açoriano cedeu a título definitivo e gratuito, uma parcela de terreno, com cerca de 15 mil metros quadrados, destinada a viabilizar a construção e exploração desta unidade de ensino, localizada na zona de S. Gonçalo.
A Secretária Regional da Educação e Formação assegurou, ainda, que o Governo tem trabalhado no sentido de pugnar pela contínua melhoria do sistema regional de Educação.
“Trabalhamos em várias frentes para melhorar a qualificação do corpo docente, o apetrechamento tecnológico das escolas, assim como a melhoria dos estabelecimentos de ensino”, disse Lina Mendes, acrescentando que o Governo Regional tem em curso um pacote de investimentos públicos em infra-estruturas escolares de mais de 33 milhões de euros.