Os deputados do PSD/Açores eleitos pela Ilha Terceira querem que o Governo Regional esclareça se o parque habitacional das Base das Lajes “já foi cedido ao Governo da República”, atendendo às recentes declarações do vice-presidente do executivo, “relativamente ao Terceira Tech Island, e à oferta das cerca de 400 casas, como estando prontas a habitar. Isto segundo o vídeo promocional da iniciativa, que mostra as casas construídas pelos norte-americanos à volta da Base das Lajes”, referem.
Segundo Mónica Seidi, “o que se conclui daquele vídeo promocional é que as 400 casas estão prontas a habitar, pelo que queremos saber se as mesmas foram, efetivamente, cedidas ao Governo da República, e em que condições podem ser utilizadas pela Região”, adianta.
“Se apenas foram cedidas parcialmente, que bairros foram cedidos?”, questionam os social democratas, que solicitaram informação referente à data da cedência e às condições negociadas.
Mónica Seidi lembra que, “na última reunião da Comissão Bilateral, ocorrida em maio do presente ano, houve por parte do governo dos Estados Unidos da América, a intenção de entregar o parque habitacional da Base das Lajes, envolvendo as ditas 400 casas, ao Governo da República”.
“O Ministro dos Negócios Estrangeiros terá recusado a receção das mesmas, pelo que, até ao momento, se desconhece a quem pertencem as referidas casas. Ou seja, o sr. vice-presidente do Governo Regional poderá estar a oferecer algo que não é da Região”, sublinha a deputada.
A social democrata recorda também que “é do domínio público a necessidade de obras de adaptação naquelas casas, ao nível das redes de água, esgotos e na eletricidade, para que tornem habitáveis e tenham manutenção a preços comportáveis face ao poder de compra na Região”.
“Estamos assim a assistir à gula do Governo Regional, que parece querer utilizar as casas dos próprios norte-americanos pondo em causa, por essa via, um dos principais argumentos para revalorizar as Lajes”, critica a deputada do PSD/Açores.
Açores 24Horas / NI / foto de arquivo