O líder parlamentar do PSD na Assembleia Legislativa, António Marinho, acusou ontem o Governo Regional de divulgar apenas os dados favoráveis da economia açoriana referentes a 2007.
De acordo com uma nota distribuída segunda-feira pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social do Governo Regional, os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que a economia açoriana cresceu mais que média nacional e da União Europeia nos últimos anos.
António Marinho assegura que tal não corresponde à realidade “uma vez que de 2006 para 2007 a Região baixou um ponto percentual no Produto Interno Bruto (PIB) em relação à média nacional e da União Europeia com 27 estados membros”.
Segundo o dirigente do PSD/Açores, o PIB regional em 2006 era de 90 por cento da média nacional e no ano passado desceu para 89 por cento.
No que se refere à União Europeia em o PIB açoriano era em 2006 de 69 por cento da média e o ano passado baixou para 68 por cento.
Para o líder parlamentar do CDS/PP, Artur Lima, considera é preciso ter em conta que o crescimento económico “poder ser apenas estatístico uma vez que as famílias e as empresas atravessam tempos difíceis”.
Artur Lima adiantou que “os dados agora divulgados pelo Governo Regional com tanto aparato são apenas “fogo de vista” e deve-se ao peso do investimento público”.
Aníbal Pires, do PCP, admitiu que tem havido crescimento económico nos últimos anos nos Açores mas alertou para o facto de a riqueza “continuar a ser socialmente injusta” devido aos baixo salários praticados na Região.
Paulo Estêvão, deputado do PPM, considera que o maior crescimento económico dos últimos anos “resulta do facto da Região partir de uma situação muito desfavorável em relação à média nacional e europeia da qual tem vindo a recuperar lentamente”.
Não foi possível recolher ontem os depoimentos do PS e do Bloco de Esquerda sobre este assunto.
in DiarioInsular online