O PSD/Açores manifestou hoje “grande preocupação” com “a profunda degradação que se está a verificar na qualidade e no acesso aos serviços de Saúde no concelho da Ribeira Grande” devido “à opção do governo regional de proceder ao desmantelamento do centro de saúde local”.
Numa conferência de imprensa, realizada junto ao centro de Saúde da Ribeira Grande, o deputado social-democrata açoriano Luís Maurício, deu vários exemplos desse desmantelamento e lamentou “que essa opção do governo regional esteja a prejudicar a vida de milhares de açorianos”.
“Por causa da ação do governo regional o que havia de bom no centro de saúde da Ribeira Grande e que funcionava dando respostas aos cidadãos está a ser destruído”, constatou.
“O concelho da Ribeira Grande já é penalizado uma vez que sessenta por cento dos seus habitantes não tem médico de família, a este facto somam-se várias opções que têm tido como consequência a degradação dos cuidados prestados”.
“É o caso, por exemplo, dos cidadãos da Ribeira Grande que são colocados em lista de espera no Hospital de Ponta Delgada para a realização de ecografias e de mamografias quando o centro de saúde tem aqui equipamentos para realizar estes exames que não estão a ser utilizados ou dos raio x, cujo equipamento apenas funciona até às 16h00. A partir dessa hora e aos fins de semana quem se dirige ao centro de saúde e precisa de um raio x tem de se deslocar para Ponta Delgada”, disse.
Luís Maurício indicou ainda a situação das pequenas cirurgias: “o centro de Saúde da Ribeira Grande tinha uma sala de pequenas cirurgias que respondia às necessidades. Mas o governo regional decidiu encerrar esta sala e enviar os doentes para Ponta Delgada onde se encontram em lista de espera”.
Ou seja, acrescentou, “os doentes aqui podiam ter o seu problema resolvido e por causa das más decisões do governo regional estão agora em lista de espera”.
O deputado social-democrata açoriano considerou ainda “inexplicável” a situação da Saúde Oral em Rabo de Peixe. “O posto de Saúde de Rabo de Peixe tem uma cadeira de dentista oferecida pela câmara municipal. Ela esteve avariada desde Dezembro de 2013 por inação do governo regional e agora que está finalmente reparada continua sem ser utilizada”.
O deputado social-democrata voltou a defender a proposta do PSD/Açores para a criação de Unidades de Saúde Familiar uma vez que “estas estruturas estão a ser utilizadas com sucesso a nível nacional como forma de melhorar a acessibilidade aos serviços”.
“O concelho da Ribeira Grande tem oito médicos quando precisava de 22. Os postos de saúde dos Fenais da Ajuda, Lomba da Maia e Pico da Pedra estão sem médico. A lista de espera para consulta aberta é de cinco meses e de seis meses em Rabo de Peixe”, disse.
“O PSD/Açores defende por isso uma nova organização com a implementação de Unidades de Saúde Familiar por entender que essa é a melhor forma de responder às necessidades. A contratação de médicos é uma insistência do governo regional que não tem dado resultados”, concluiu.