O presidente do PSD/Açores, Duarte Freitas, classificou hoje de “altamente preocupantes os números elevadíssimos do desemprego no arquipélago, anunciados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo o INE, a taxa de desemprego na Região durante o último trimestre de 2013 foi de 17,3%, ou seja acima da média nacional, que é de 15,3%.
Para Duarte Freitas, estes indicadores revelam que “estão a faltar na região verdadeiras medidas para incentivar a economia e para criar emprego”. Para o presidente do PSD/Açores, “os programas ocupacionais, apesar de necessários, constituem paliativos e não uma solução para os milhares de açorianos que se encontram sem trabalho”.
“Há cada vez mais desempregados em programas ocupacionais, mas estamos a falar de pessoas que se encontram nessa situação de forma temporária. O que temos de fazer é criar condições para a economia dos Açores se desenvolver, reiniciar o caminho do progresso e assim criar emprego efetivo”, disse o presidente do PSD/Açores.
De acordo com o líder social democrata açoriano, “o que temos de fazer é dar vida ao corpo da economia dos Açores, para que em vez de medidas paliativas estejamos aqui a criar novos empregos e desenvolvimento na economia”.
“Infelizmente este Governo Regional não tem sabido desenvolver esse trabalho”, acrescentou