Governo Regional inicia amanhã visita estatutária a São Jorge

A inauguração do Núcleo de Pescas do Porto das Velas e a apresentação do projeto do Centro de Processamento de Resíduos vão marcar a visita estatutária que o Governo dos Açores inicia segunda-feira à ilha de São Jorge.

A apresentação do Centro de Processamento de Resíduos investimento integrado no Plano Estratégico de Gestão de Resíduos dos Açores (PEGRAA), será o primeiro ato público do presidente do executivo regional, Carlos César, nesta visita a São Jorge.

O PEGRAA, que envolve um investimento global de 200 ME, prevê dois centros de valorização de resíduos, em São Miguel e na Terceira, e sete centros de processamento (Santa Maria, S. Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Flores e Corvo).

Na terça-feira, ao final da manhã, Carlos César vai inaugurar o Núcleo de Pescas do Porto das Velas, que resultou de uma intervenção integrada no plano de remodelação da principal infraestrutura portuária de São Jorge.

A obra envolveu a construção de um molhe cais, a ampliação do terrapleno e a implantação de postos de acostagem flutuantes.

Nesta visita, Carlos César vai ainda presidir a uma cerimónia de entrega de diplomas de Formação Profissional Agrária e desloca-se à fábrica de conservas Santa Catarina, onde o executivo teve que intervir para assegurar a sua atividade e a manutenção dos postos de trabalho.

Como acontece em todas as visitas estatutárias, o programa da deslocação a São Jorge também inclui uma reunião do Conselho de Governo, ocasião que habitualmente o executivo aproveita para aprovar medidas com especial incidência na ilha onde se encontra.

O programa prevê ainda uma reunião do executivo regional com o Conselho de Ilha, onde os representantes da sociedade civil apresentam as suas principais preocupações e o governo responde como tenciona responder às questões que se são colocadas.

Durante a visita, os secretários regionais cumprem um programa com inúmeras reuniões com entidades e instituições da ilha, além de deslocações para inaugurações e visitas a obras.

Entre outros pontos, referência para a apresentação do projeto do Parque Natural de Ilha e para a assinatura de um protocolo com o Instituto de Santa Catarina no quadro da recuperação do antigo edifício do Lar de Crianças e Jovens, onde vai ser instalado um Centro de Dia.

Uma reunião do Conselho Regional de Igualdade de Oportunidades com as Entidades Parceiras e a assinatura do contrato de operação e manutenção do Sistema de Abastecimento de Água à Pecuária no Concelho das Velas também constam do programa desta visita, que termina na quarta-feira.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here