O presidente do PSD/Açores considerou hoje “fundamental que o presidente do governo dos Açores cumpra os compromissos que assumiu com a Lactopico e desenvolva os esforços que forem necessários para evitar a insolvência da cooperativa dentro de quinze dias”.
Duarte Freitas, que falava no final de uma reunião com as direções da Lactopico e das associações agrícolas da ilha do Pico, manifestou-se “muito preocupado com a situação atual e com o impacto desta situação na vida de dezenas de famílias”.
“A produção de leite desceu já cinquenta por cento, os produtores estão muito preocupados porque esta é uma situação de verdadeira emergência”, disse Duarte Freitas, lembrando “existir um compromisso do presidente do governo em que não deixaria cair a Lactopico. Ora, se há um compromisso aqui e o dinheiro tem aparecido noutros locais, também aqui tem de haver apoio do governo regional”.
O líder dos sociais democratas açorianos recordou que “o PSD/Açores entende que a atribuição de dinheiro públicos deve ser rigorosamente fiscalizada”, mas “também entende que os compromissos são para cumprir e neste caso houve um compromisso efetivo da parte do presidente do governo para com a Lactopico”.