O PSD/Açores aconselhou o governo regional “a trabalhar mais e a procurar menos desculpas”, uma vez que está a falhar na implementação da Agenda para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial. Referiu, assim, que é “necessário ouvir do governo explicações sobre a forma como ela está a ser aplicada e os resultados que se estão a verificar”.
Segundo o deputado social-democrata açoriano António Marinho, que falava no final de uma visita à empresa Quintal dos Açores, “as medidas que o governo regional tem vindo a anunciar infelizmente parecem não estar a ter efeitos como se comprova pelos cerca de 22 mil açorianos desempregados” exigindo-se, por isso, “maior determinação da parte do governo regional no combate a esta situação”.
De facto, acrescentou, “o governo só agora reuniu a concertação social, e mesmo assim só devido à pressão dos parceiros sociais e dos partidos políticos, para avaliar os resultados da agenda quando já o devia ter feito”. A esse propósito, António Marinho recordou que “já passaram vários meses desde que o PSD/Açores pediu ao governo dados sobre a execução da agenda”.
António Marinho recorda que “quem cria emprego consistente na economia são as empresas pelo que é necessário verificar se os instrumentos de apoio às empresas estão a produzir os efeitos desejados”.
Para o deputado social democrata açoriano “há um facto que consideramos paradoxal: quando o desemprego se encontrava em pouco mais de 2%, víamos o governo socialista a vangloriar-se dos resultados que estavam a ser obtidos. Hoje, este mesmo governo socialista, perante o preocupante desemprego de 18% que se conheceu nos últimos dias, procura apenas desculpas”.
Para os sociais democratas açorianos “é fundamental que se encontrem soluções para este flagelo da sociedade açoriana e é fundamental que o governo regional socialista trabalhe mais e se desculpa menos”, por exemplo, “aprovando as várias medidas já propostas pelo PSD/Açores e que o governo infelizmente, como em muitas outras circunstâncias, não quis acolher”.
António Marinho disse ainda que o governo regional socialista “pode contar com o apoio do PSD/Açores no desenvolvimento de medidas que ajudem a combater o desemprego, mas para isso é preciso que o governo deixe os ataques à oposição para se concentrar na governação”.
“Mais do que ataques à oposição e encenações mediáticas, o governo tem de combater efetivamente o desemprego e promover a empregabilidade”, concluiu.